**O Boi Mandão**
No coração de uma bela fazenda, cercada por montanhas e lagoas, vivia um boi forte e imponente. Seu nome era **Boi Mandão**, mas todo mundo na região conhecia ele era como Boi Mandão.
O fazendeiro escolheu **o Boi Mandão** para ser o guardião dos animais, mas todos os dias, o que se via era um boi mandando para lá e para cá.
Assim que o Galo cantava ele já começava:
— Galinha, acorde, a fazendeira já vai levantar para fazer o café, ande logo com esses ovos!
— Dona Vaca, é bom que esse leite já esteja pronto e bem quentinho!
— Pato, já para a lagoa… Cachorro, o que você está fazendo aqui? Vá imediatamente para o portão vigiar a fazenda!... Ovelha… Cavalo… Porquinhos…
E era assim o dia inteiro, os animais não tinham um minuto de sossego, estavam sempre recebendo ordens do **Boi Mandão** que se sentia muito importante já que mandava, mandava e mandava em tudo.
Um dia, o Boi acordou tarde, tinha perdido a hora! Foi muito bravo até o galinheiro para dar uma bronca no Galo. Abriu a porta bufando: 
-GALOOO!! Porque você ainda não acordou toda a fazenda?!
Mas no galinheiro não tinha ninguém.
Nem Galo, nem Galinha, nem mesmo os pintinhos amarelinhos estavam lá…
O Boi sem entender nada foi na casinha do Cachorro procurar saber para onde foram os animais do galinheiro, afinal, o cachorro era o vigilante da fazenda e podia ouvir qualquer movimento mesmo muuuuto longe, mas chegando lá, outra surpresa, nada do Cachorro! Onde ele estava? Afinal onde estavam todos??? 
Na lama não encontrou os porquinhos, no só encontrou a cela do Cavalo e na lagoa nem sinal do Patinho… 
O Boi Mandão não encontrou nenhum animal pra mandar e se sentiu sozinho.
Desolado e muito triste ele saiu pela mata em busca dos seus amigos da fazenda,